O Facebook organiza anualmente a F8, conferência para desenvolvedores de software em diversos lugares do mundo. Esta semana, ela ocorre em Londres. E Ethan Beard, diretor de parcerias da rede social, subiu ao palco para mostrar novidades e para mostrar o crescimento dos jogos sociais com uma estatística surpreendente: o Facebook já tem mais jogadores que as plataformas da Nintendo, Sony e Microsoft reunidas.
“Design social dentro de games sociais provocou um crescimento fantástico”, ele contou. “Está revolucionando o mercado de games. Temos mais de 200 milhões de jogadores sociais no Facebook todos os meses. São mais jogadores que Xbox, PlayStation e Nintendo combinados.”
Segundo Beard, o segredo é que os aplicativos de jogos são desenvolvidos com base nas pessoas, não em gráficos ou narrativa. “Se você olhar para jogos sociais comparando com PlayStation e Xbox, [vai perceber que] os games para o Facebook são muito simples. São baseados em Flash, com gráficos modestos, o áudio é o que é e você joga no navegador. Não é tão convincente. Mas o mais importante é que você joga com seus amigos. Não são jogos com amigos polvilhados por cima. É mais como interações sociais cobertas de jogos.”
A grande referência para esta revolução é o Farmville, que cresceu principalmente devido ao compartilhamento das conquistas de cada jogador no mural do Facebook. Resta apenas saber o quanto estes 200 milhões de jogadores representam em retorno financeiro para o Facebook. Além disso, jogos sociais possuem um fator de fidelização tão forte quanto consoles domésticos? Será que os jogadores não dão mais valor e dedicam mais tempo aos jogos que compraram, sejam em mídia física ou digital?
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