Os clássicos de futebol existem em todos os quatro cantos do planeta. Grandes, pequenos, tradicionais, enfim, o que está em jogo, é a rivalidade de dois times que entram em campo e teoricamente “se odeiam”. No Brasil temos alguns exemplos: São Paulo x Corinthians, Flamengo x Vasco, Grêmio x Inter, Cruzeiro X Atlético, Guarani x Ponte Preta, que fazem os tradicionais: “Clássico das Multidões”, “Clássico dos Clássicos” e “Clássicos das Emoções”.
Dando um giro pelo mundo, indo especificamente para o continente europeu, num país de tradição no futebol, a Escócia, temos o que pode ser considerado por desportistas e por atletas um dos maiores e mais antigos clássicos do planeta: Celtics x Rangers! O primeiro jogo entre eles data de 28 de maio de 1888 (mais de 120 anos).
Mas o que teria de tão especial esse clássico, popularmente conhecido como: “The Old Firm” (“A Velha Firma”)? Uma grande influência religioso fez com que esse jogo fosse um dos mais violentos de todos os tempos: católicos versus protestantes!
O Celtics foi fundado por padres católicos, que quiseram homenagear os irlandeses que moravam no leste de Glasgow, e o Rangers foi fundado por protestantes. A primeira vez que o “pau cantou” literalmente foi em 1909, no Hampden Park, num jogo para 60 mil pessoas, onde morreram numa briga 180 pessoas.
A população escocesa inclusive acreditava que os clubes se beneficiavam dessa violência, pelos infindáveis títulos dos dois times, pois, quem torcia por outro time qualquer seja em qual parte do mundo, quando acontecia o “The Old Firm”, bastava ser católico ou protestante para se posicionar nas determinadas torcidas.
Eles aglutinaram, com isso, milhões de fiéis torcedores e, nos últimos 45 anos na Escócia, só dois times tentaram "bater de frente" com eles: o Dundee e o Abderteen, que era comandado na época pelo famoso Alex Fergurson, que há 29 anos treina o Manchester United.
Para se ter uma idéia do fanatismo, os torcedores do Celtics (verde e branco) colocam estampada em sua bandeira a imagem do Papa e apóiam o grupo terrorista irlandês: “Ira”! Já os do Rangers (azul e branco), de tradição protestante anglicana, colocam em suas bandeiras o rosto da Rainha da Inglaterra, cantam o hino do Império Britânico e apóiam o grupo terrorista Protestante: “Ulster”! São verdadeiros Hooligans escoceses!
Em 1931, em mais um clássico “The Old Firm”, o goleiro do Rangers teve o seu crânio quebrado por um jogador do Celtics, numa disputa de bola, acirrando ainda mais o ânimo dos torcedores.
No clubes Celtic e Rangers é proibido jogadores de outras religiões, mas com a profissionalização do futebol, o dinheiro de patrocinadores começou a entrar, e só assim jogadores de outras religiões diferentes puderam jogar nos dois times, mas eram considerados “estrangeiros”. Em 1989 o Rangers, tentando acabar com a segregação religiosa, contratou o jogador Mourice “Mo” Johnston, um católico que havia sido artilheiro pelo Celtics. E ele passou a receber ameaças de morte pelas duas torcidas, tendo depois se “exilado” nos Estados Unidos. .
A nível de futebol europeu, o Celtics foi campeão da Copa dos Campeões em 1967, vencendo a Internacionale de Milão por 2x1, vice em 1970, e vice da Copa da UEFA em 2003. O Rangers conquistou a Recopa de 1972, um antigo torneio europeu de grande importância.
Outro detalhe curioso é que a torcida do Rangers usa camisa laranja em determinados confrontos, como provocação ao adversário, para comemorar a deposição da Monarquia Católica de Guilherme de Orange, em 1688, que era conhecido como “Billy”. Uma forma de ironizar os rivais, pois os torcedores do Celtics são conhecidos como os “Billy Boys”.
Números:
Recorde no Celtic Park – 92.000 espectadores (1938)
Recorde no Ibroux Park (Rangers) – 118.567 espectadores (1939)
Rangers – 249 vitórias
Celtics – 192 vitórias
Empates – 137
O que diriam os integrantes da Torcida Independente, Gaviões da Fiel, Mancha Verde, e Torcida Jovem sobre esse assunto?
Como diz o ditado: “futebol, política, mulher, e religião não se discute”, a violência nunca é a melhor opção, nunca é o melhor caminho, e os exemplos aqui citados não são bons a serem seguidos.
Assim seja!
Amém!!!
Eric Ferraz.
Abaixo, assista dois vídeos desse extraordinário clássico, com vitória de ambas as equipes:
Abaixo, assista dois vídeos desse extraordinário clássico, com vitória de ambas as equipes:
PARA VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL DO BLOG, CLIQUE AQUI.
SE VOCÊ GOSTOU DESTA POSTAGEM, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM IRÃO GOSTAR, DIVULGUE O LINK NO SEU FACEBOOK, TWITTER, BLOG OU E-MAIL, É SÓ CLICAR EM ALGUM DESTES BOTÕES DE COR CINZA, QUE ESTÃO ABAIXO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário